Normas de Publicação

1. Para publicação serão aceitas colaborações inéditas de pós-graduados e pós-graduandos em Filosofia ou em áreas afins, em forma de artigos sobre temas filosóficos ou de fronteira entre a Filosofia e outra área do conhecimento; resenhas de obras filosóficas publicadas nos últimos 03 anos e traduções de textos filosóficos a partir da língua original.

2. Graduados em Filosofia ou em áreas afins poderão submeter seus artigos, desde que compartilhando a autoria com algum pós-graduado ou pós-graduando nas mesmas áreas.

3. Para as traduções, é preciso estar atento à salvaguarda de direitos autorais. É preferível a tradução de obras clássicas ou de domínio público ou cujos direitos autorais já foram cedidos previamente ao tradutor. É necessário que se apresente uma pequena introdução ao texto traduzido e seus dados bibliográficos completos.

4. Os originais para publicação deverão ser enviados por e-mail (artigo@theoria.com.br), já tendo sido submetidos a uma correção linguística (ortografia, sintaxe, pontuação) e metodológica.

5. A Revista reserva-se a prioridade da publicação. Os direitos autorais para textos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os textos são de uso gratuito, pedindo-se que se cite a fonte.

6. Todo material recebido para publicação será avaliado pelo Conselho Editorial ou submetido a outros pareceristas anônimos. Adota-se o procedimento de avaliação por pares. A decisão de publicar ou não o material é prerrogativa do Conselho Editorial, bem como de sugerir ao autor eventuais modificações. O Conselho Editorial reserva-se o direito de efetuar pequenas correções de ordem gramatical e/ou de digitação.

7. Aqueles que enviarem material para publicação serão notificados do seu recebimento.

8. Os artigos e resenhas deverão conter:

  • Título em Português e em Inglês, em maiúsculo, negrito, centralizado, fonte Times New Roman 14.
  • Nome do(a) autor(a), filiação institucional, titulação e e-mail, em fonte Times New Roman 12 e entrelinhamento 1,5. No caso de mais de um autor (a), os nomes devem ser separados por linha seguidos da filiação e e-mail.
  • Os artigos devem conter aproximadamente de 10 a 30 páginas. Para resenhas, recomenda-se um máximo de 5 páginas. No cabeçalho deve constar a citação completa da obra resenhada.

9. Os artigos deverão conter:

  • Resumo, em Português e Inglês (Abstract), com no máximo 15 linhas cada, em fonte 10 e entrelinhamento simples, acompanhados de pelo menos 3 palavras-chave/keywords para indexação.
  • Além das Considerações Iniciais, Considerações Finais e Referências Bibliográficas, o artigo deve conter alguma subdivisão, que pode ser numerada ou não.
  • Os textos deverão ser produzidos com o processador de texto Microsoft Word, em fonte Times New Roman 12, papel A4, margens superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm, entrelinhamento 1,5, justificado.
  • Caso seja necessária outra fonte além da Times New Roman, deve-se tentar usar fontes pré-instaladas no Windows. Caso isso não seja possível, é estritamente obrigatório usar fontes enxertáveis em arquivos PDF, que devem ser enviadas em arquivos separados.
  • Qualquer palavra a ser destacada no corpo do texto aparecerá em itálico. As aspas serão reservadas somente para citações curtas (de até três linhas) e para denotar sentido irônico ou pejorativo.
  • Citações de quatro linhas ou mais deverão ser destacadas do corpo do texto. Esse destaque será feito por meio de recuo de 4 cm à esquerda e entrelinhamento simples. Tipo de letra: Times New Roman, tamanho 10.
  • Para indicação bibliográfica ao longo do texto, poder-se-á utilizar dois procedimentos:
    • I) O sistema Autor-Data-Página, que aparece no corpo do texto. Por exemplo: (OLIVEIRA, 2004, p. 205).
    • II) Notas de rodapé, numeradas em ordem crescente. As notas bibliográficas de rodapé deverão conter: Nome e Sobrenome, Título, página. Exemplo: Gilbert HOTTOIS, Do renascimento à pós-modernidade, p. 247. O nome da obra deverá aparecer ou em negrito ou em itálico.
  • Para o sistema Autor-Data-Página, os diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra depois da data. Ex.: (SANTOS, 2001a, p. XX), (SANTOS, 2001b, p. YY).

10. As Referências Bibliográficas, apresentadas ao final do texto, deverão levar em consideração o seguinte padrão:

  • Livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito ou itálico. Local: Editora, edição, ano (Coleção). Exemplo: HOTTOIS, G. Do renascimento à pós-modernidade: Uma história da Filosofia Moderna e Contemporânea. Aparecida: Idéias e Letras, 2008.
  • Texto em Coletânea: SOBRENOME, Nome. “Título do texto entre aspas”, In: SOBRENOME, Nome do organizador (org.). Título do livro em negrito ou itálico. Local: Editora, edição, ano, página inicial-página final.
  • Artigo: SOBRENOME, Nome. “Título do texto entre aspas”. Título do periódico em negrito ou itálico. Local, número do periódico, ano, página inicial-página final.
  • Dissertação ou Tese acadêmica: SOBRENOME, Nome. Título em negrito ou itálico. Local, Dissertação de Mestrado/ Tese de Doutorado, Instituição, ano.
  • Internet: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. nome do site em negrito ou itálico, data de acesso.

11. Colaborações que não seguirem as normas acima descritas não serão admitidas para a avaliação, salvo disposição em contrário do Conselho Editorial.