Normas de Publicação

  1. Para publicação serão aceitas colaborações inéditas de mestres, doutorandos e doutores em Filosofia ou em áreas afins, em forma de artigos sobre temas filosóficos, bem como temas de fronteira entre a Filosofia e a Teologia, ou outras áreas do conhecimento; resenhas de obras filosóficas publicadas nos últimos 03 anos e traduções de textos filosóficos a partir da língua original.

  1. Graduados em Filosofia ou em áreas afins poderão submeter seus artigos, desde que compartilhando a autoria com algum mestre, doutorando ou doutor nas mesmas áreas.

  1. Para as traduções, é preciso estar atento à salvaguarda de direitos autorais. É preferível a tradução de obras clássicas ou de domínio público ou cujos direitos autorais já foram cedidos previamente ao tradutor. É necessário que se apresente uma pequena introdução ao texto traduzido e seus dados bibliográficos completos.

  1. Os originais para publicação deverão ser enviados por e-mail (artigo@theoria.com.br), já tendo sido submetidos a uma correção linguística (ortografia, sintaxe, pontuação etc.) e metodológica (segundo as normas da ABNT).

  1. A Revista Theoria reserva-se a prioridade da publicação. Os direitos autorais para textos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para esta revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os textos são de uso gratuito, pedindo-se que se cite a fonte.

  1. Todo material recebido para publicação será avaliado pelo Conselho Editorial ou submetido a outros pareceristas anônimos. Adota-se o procedimento de avaliação por pares. A decisão de publicar ou não o material é prerrogativa do Conselho Editorial, bem como de sugerir ao autor eventuais modificações. O Conselho Editorial reserva-se o direito de efetuar pequenas correções de ordem gramatical e/ou de digitação.

  1. Aqueles que enviarem material para publicação serão notificados do seu recebimento.

  1. Os artigos e resenhas deverão conter:
  • Título em Português e em Inglês, em maiúsculo, negrito, centralizado, fonte Times New Roman 14.
  • Nome do(a) autor(a), filiação institucional, titulação e e-mail, em fonte Times New Roman 12 e entrelinhamento 1,5. No caso de mais de um autor (a), os nomes devem ser separados por linha seguidos da filiação e e-mail.
  • Os artigos devem conter, aproximadamente, de 10 a 30 páginas. Para resenhas, recomenda-se um máximo de 5 páginas. No cabeçalho deve constar a citação completa da obra resenhada.

  1. Os artigos deverão conter:
  • Resumo, em Português e Inglês (Abstract), com no máximo 15 linhas cada, em fonte 10 e entrelinhamento simples, acompanhados de pelo menos 3 palavras-chave/keywords para indexação.
  • Além das Considerações Iniciais, Considerações Finais e Referências Bibliográficas, o artigo deve conter alguma subdivisão (“desenvolvimento”), que pode ser numerada ou não.
  • Os textos deverão ser produzidos com o processador de texto Microsoft Word, em fonte Times New Roman 12; papel tamanho A4; margens superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm; entrelinhamento 1,5; alinhamento justificado.
  • Caso seja necessária outra fonte além da Times New Roman, devem-se usar fontes pré-instaladas no Windows. Caso isso não seja possível, é estritamente obrigatório usar fontes enxertáveis em arquivos PDF, que devem ser enviadas em arquivos separados.
  • Qualquer palavra a ser destacada no corpo do texto aparecerá em itálico. As aspas serão reservadas somente para citações curtas (de até três linhas) e para denotar sentido irônico ou pejorativo.
  • Citações de quatro linhas ou mais deverão ser destacadas do corpo do texto. Esse destaque será feito por meio de recuo de 4 cm à esquerda e entrelinhamento simples. Fonte: Times New Roman, tamanho 10.
  • Para indicação bibliográfica ao longo do texto, poder-se-á utilizar dois procedimentos:
    • I) O sistema Autor-Data-Página, que aparece no corpo do texto. Por exemplo: (Oliveira, 2004, p. 205).
    • II) Notas de rodapé, numeradas em ordem crescente. As notas bibliográficas de rodapé deverão conter: Nome e Sobrenome, Título, página. Exemplo: Gilbert Hottois, Do renascimento à pós-modernidade, p. 247.
  • Para o sistema Autor-Data-Página, os diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra depois da data. Ex.: (Santos, 2001a, p. 55); (Santos, 2001b, p. 88).

  1. As Referências Bibliográficas, apresentadas ao final do texto, deverão levar em consideração o seguinte padrão:
  • Livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Local: Editora, edição, ano (Coleção). Exemplo: HOTTOIS, G. Do renascimento à pós-modernidade:Uma história da Filosofia Moderna e Contemporânea. Aparecida: Idéias e Letras, 2008.
  • Texto em Coletânea: SOBRENOME, Nome. “Título do texto entre aspas”. In: SOBRENOME, Nome do organizador (org.). Título do livro em negrito ou itálico.Local: Editora, edição, ano, página inicial-página final.
  • Artigo: SOBRENOME, Nome. “Título do texto entre aspas”. Título do periódico em negrito ou itálico.Local, número do periódico, ano, página inicial-página final.
  • Dissertação ou Tese acadêmica: SOBRENOME, Nome. Título em negrito ou itálico. Local, Dissertação de Mestrado/ Tese de Doutorado, Instituição, ano.
  • Internet: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do site em negrito. Disponível em: (endereço do site). Acesso em: (data da consulta).

  1. Colaborações que não seguirem as normas acima descritas não serão admitidas para a avaliação, salvo disposição em contrário do Conselho Editorial.